Maternidade Cândido Mariano recebe 1º lote de vacinas contra covid-19
A Maternidade Cândido Mariano recebeu, na manhã desta sexta-feira, 22 de janeiro, o primeiro lote de vacinas contra a covid-19, com um total de 100 doses que serão destinadas aos profissionais da instituição. E para celebrar a chegada dos imunizantes, foi realizada às 10 horas uma cerimônia simbólica para a aplicação das primeiras doses da CoronaVac.
A primeira pessoa a ser vacinada foi a técnica de enfermagem Maria Eugênia Arguelho Morel, de 64 anos, natural de Bela Vista, interior de Mato Grosso do Sul. Em seguida, a técnica de enfermagem Sergina Plácida dos Santos, de 59 anos, nascida na cidade de Nioaque, também recebeu a primeira dose da CoronaVac no hospital. O terceiro profissional foi o ginecologista Valmir Nantes de Oliveira, de 76 anos, que acumula 40 anos de atuação em obstetrícia.
No total, neste primeiro momento, serão aplicadas as 100 doses de vacinas presentes no lote inicial enviado pelo carregamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para a Maternidade Cândido Mariano. O público-alvo seguirá o plano de vacinação do Ministério da Saúde, que privilegia os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença nos hospitais.
Durante a cerimônia de oficialização da primeira etapa de vacinação contra covid-19, estiveram presentes o presidente da Maternidade, Cezar Luiz Galhardo, o vice-presidente, Antônio Carlos Martins Filho e os demais diretores. Participaram também o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a equipe da Sesau e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende .
“Esse vírus mudou os planos de toda a população mundial. Em 2020 não pudemos mais abraçar, foi algo terrível, que afastou famílias e destruiu mais de 200 mil vidas só no Brasil. Porém, com a chegada das vacinas, começa agora um novo momento combate à covid-19. Me sinto muito feliz por isso”, disse o presidente da Maternidade, Cezar Luiz Galhardo.
Vale ressaltar que a Maternidade Cândido Mariano não é um hospital referência no atendimento a covid-19. Ou seja, as pacientes que buscam atendimento na instituição e testam positivo para o novo coronavírus são acolhidas e em seguida encaminhadas para as unidades de saúde onde possam receber o tratamento adequado.
Maternidade Cândido Mariano
A Maternidade Cândido Mariano, localizada em Campo Grande, Capital de MS, é referência nacional em ginecologia obstetrícia e UTI Neonatal. Há 83 anos, faz parte do momento mais importante na vida dos sul-mato-grossenses, que é o nascimento. Sua meta é o cuidado com excelência, modernização e segurança, além do compromisso com o bem-estar de todos que procuram a instituição. Maternidade Cândido Mariano. Aqui, nasce o futuro.