Em comemoração aos 83 anos de fundação, Maternidade Cândido Mariano inaugura quartos na hotelaria

Neste 21 de janeiro de 2021, a Associação de Amparo à Maternidade e a Infância (AAMI) completa 83 anos de fundação. Para comemorar as oito décadas de história na Capital de Mato Grosso do Sul, na manhã desta quinta-feira foi realizada a inauguração dos quartos reformados do setor de hotelaria hospitalar. A ação faz parte do programa de humanização que vem sendo aplicado na instituição desde o início da gestão atual.

 

No total, foram inaugurados quatro quartos que servirão para atender os pacientes da Maternidade, com ambientes completamente transformados. “Houve a substituição da pintura, adequação dos móveis, inclusão de barras de proteção nos banheiros, reforma hidráulica e elétrica, instalação de aparelhos de ar-condicionado e de mobiliário novo e confortável, entre outras melhoras”, explica o vice-presidente da instituição, Antônio Carlos Martins Filho.

 

No evento simbólico, por conta das medidas de biossegurança para prevenir as infecções do novo coronavírus, estiveram presentes o presidente da Maternidade, Cezar Luiz Galhardo, o vice-presidente, Antônio Carlos Martins Filho, o 1º Tesoureiro, Jesusmar Modesto Ramos, o assessor da presidência, Renato Cubel, a assessora da presidência, Fabrícia Rezende e a coordenadora de enfermagem, Renata Guedes.

 

 

“Inaugurar esses quartos me dá orgulho porque é a finalização de um trabalho que foi construído durante todas essas oito décadas e que vai deixar bons resultados para as futuras gerações”, afirma o presidente da Maternidade, Cezar Luiz Galhardo.

 

83 anos de fundação

 

Campo Grande, até a década de 1920, não podia contar com um hospital materno-infantil para atender gestantes e recém-nascidos da região. Por conta das condições da época, como a cidade empoeirada pelo chão de terra vermelha que se tornava barro toda vez que chovia, os médicos que trabalhavam na Capital não conseguiam oferecer uma boa assistência médica hospitalar aos pacientes.

 

Foi no começo da década de 1930 que surgiu o desejo, entre um grupo de mulheres campo-grandenses junto com os médicos da cidade, de criar um ambulatório e um lactário para atendimento da população. Mas só no ano de 1937 que essa vontade começou a se tornar realidade, com a criação da “Associação Caritativa de Mulheres Campo-grandenses” (ACMC).

 

Já no dia 21 de janeiro 1938, o então prefeito da Capital, Dr. Eduardo Olímpio Machado, convocou uma reunião no Rádio Clube de Campo Grande, para, enfim, fundar a Associação de Amparo à Maternidade e à Infância (AAMI), e no dia 24 de janeiro, três dias depois, criar a primeira diretoria, presidida pela então primeira-dama da cidade, Dona Elvira Coelho Machado.

 

 

Em 21 de janeiro de 1941, a AAMI lança a pedra fundamental da nomeada Maternidade Cândido Mariano, tendo a presidente, Dona Elvira Coelho Machado, justificado a escolha da data por ser o dia do aniversário do presidente Getúlio Vargas, apoiador das instituições de amparo à maternidade e à infância de nosso país. Por fim, em 21 de julho de 1944, Dona Elvira e os demais diretores da associação finalmente entregaram a população a Maternidade Cândido Mariano, a primeira de Campo Grande.

 

Décadas depois, a Maternidade Cândido Mariano está estabelecida como o maior hospital materno da região centro-oeste do país. São 143 leitos e uma estrutura com capacidade para realizar 1.200 atendimentos de urgência e emergência e 800 internações mensais. “Esta instituição representa a história de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul, representa a vida de várias gerações”, finaliza o presidente Cezar Luiz Galhardo.

 

Maternidade Cândido Mariano

A Maternidade Cândido Mariano, localizada em Campo Grande, Capital de MS, é referência nacional em ginecologia obstetrícia e UTI Neonatal. Há 83 anos, faz parte do momento mais importante na vida dos sul-mato-grossenses, que é o nascimento. Sua meta é o cuidado com excelência, modernização e segurança, além do compromisso com o bem-estar de todos que procuram a instituição. Maternidade Cândido Mariano. Aqui, nasce o futuro.