NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Maternidade Cândido Mariano vem a público divulgar o Parecer Técnico nº 004/2021, apurado pela Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul, sobre a reportagem intitulada “Bebê morre após ’empurra-empurra’ sobre parto na Cândido Mariano”, publicada originalmente no site JD1 Notícias, no dia 30 de dezembro de 2020 e posteriormente replicada amplamente por veículos da imprensa da Capital.

 

No documento, a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária afirma que realizou uma inspeção sanitária nas instalações do hospital no dia 5 de janeiro de 2021, para verificar a conformidade do atendimento da instituição e após análise concluiu que a Maternidade Cândido Mariano atuou conforme os protocolos das Políticas Nacionais de Saúde da Mulher e da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Sendo assim, fica comprovado com base no Parecer Técnico nº 004/2021 da Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul que a morte do recém-nascido reportada pelo site JD1 Notícias não foi causada pelo “empurra-empurra” (termo utilizado pelo veículo de comunicação) como noticiada pela página e sim que a paciente foi atendida em tempo hábil pela instituição, que priorizou os aspectos fundamentais de segurança do paciente.

 

A Maternidade Cândido Mariano ressalta que todos os profissionais do hospital estão abertos para conversar com as gestantes que procuram nossos serviços e, juntos, decidirem o que melhor pode ser feito para a mãe e o bebê, com base no Protocolo das Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, do Ministério da Saúde e nos protocolos das Políticas Nacionais de Saúde da Mulher.

 

Caso as pacientes entendam necessidade, também podem relatar todas as suas impressões para a ouvidoria da Maternidade Cândido Mariano pelo e-mail ouvidoria@maternidadecandidomariano.org.br ou por mensagem no (67) 99840-7131.

 

Confira o Parecer Técnico nº 004/2021 da Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul na íntegra clicando aqui: Parecer Técnico nº 004/2021