Coronavírus: doações caíram 100% no Banco de Leite Humano da Maternidade Cândido Mariano

Coronavírus: doações caíram 100% no Banco de Leite Humano da Maternidade Cândido Mariano

 

A pandemia do novo coronavírus afetou a vida da população de várias maneiras em uma escala global. No Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Cândido Mariano, por exemplo, as doações caíram cerca de 100% nos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021. E o motivo principal é a insegurança sentida por muitas lactantes em relação à infecção viral.

 

Segundo a nutricionista responsável pelo BLH da Maternidade Cândido Mariano, Vanessa Torres, todos os meses são distribuídos mais de 6 mil mililitros durante os atendimentos no hospital. “O ideal seria trabalharmos com 90 litros por mês para atender todos os bebês, mas a quantia que temos disponível não chega nem perto dessa medida”, explica.

 

“Sem a pandemia, já é esperado que em dezembro e janeiro as doações caiam para 15 litros por mês, por conta das viagens em família e férias escolares. Agora, devido à covid-19, essa oferta diminuiu ainda mais. Por isso a doação é importante, independentemente do coronavírus, os prematuros continuam nascendo e precisam do alimento”, afirma a profissional.

 

De acordo com a nutricionista, a doação de leite humano é segura porque o processo de pasteurização inativa o coronavírus. “Os procedimentos realizados pela equipe do hospital e a rotina no nosso banco de leite estão de acordo com as normas do Ministério da Saúde para prevenir a infecção e a propagação do vírus”, ressalta Vanessa Torres.

 

O principal benefício da doação de leite humano é salvar as vidas dos recém-nascidos que precisam do alimento, porém, a doação beneficia também a mulher, que por consequência acaba produzindo mais leite, reduzindo o risco de câncer de mama, de ovários, evita a osteoporose e apresenta menos sangramento, de acordo com especialistas.

 

Como doar

 

O Banco de Leite Humano da Maternidade Cândido Mariano possui toda a estrutura necessária para receber a lactante. E para reduzir a circulação e aglomeração de pessoas, os atendimentos podem ser agendados. Existe também a opção de coleta domiciliar, que contempla todos os bairros da Capital, em que o voluntário faz o serviço de pegar o leite, com vidros esterilizados, na casa da doadora. Mais informações pelo contato (67) 3041-4735.

 

Maternidade Cândido Mariano

 

A Maternidade Cândido Mariano, localizada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é referência nacional em ginecologia obstetrícia e UTI Neonatal. Há 83 anos, faz parte do momento mais importante na vida dos sul-mato-grossenses, que é o nascimento. Sua meta é o cuidado com excelência, modernização e segurança, além do compromisso com o bem-estar de todos que procuram a instituição. Maternidade Cândido Mariano. Aqui, nasce o futuro.

Novos membros da CIPA tomam posse na Maternidade Cândido Mariano

A Maternidade Cândido Mariano, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), realizou a cerimônia de posse dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na última terça-feira, dia 2 de fevereiro. A nova equipe da CIPA é composta por 22 integrantes, sendo que 11 foram eleitos por meio de votação e 11 foram indicados pela diretoria do hospital.

Anteriormente, na terça-feira, dia 26 de janeiro, a Maternidade Cândido Mariano também realizou o Curso de Primeiros Socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS) para a turma de cipeiros da instituição. O objetivo foi desenvolver habilidades necessárias a prestação de serviços de no hospital.

Para o vice-presidente, Antônio Carlos Martins Filho, a CIPA é uma comissão muito importante para a Maternidade Cândido Mariano. “Agradeço a presença de todos e principalmente quem aceitou a indicação feita pela diretoria, que procura ser ética nos processos da instituição. Agradeço também em nome do nosso presidente, Dr. Cezar Luiz Galhardo. Sucesso nessa nova caminhada”, afirmou.