Culto ecumênico inicia comemoração de Natal na Maternidade Cândido Mariano

Colaboradores, acompanhantes e pacientes da Maternidade Cândido Mariano podem aproveitar uma programação especial em comemoração ao Natal. O primeiro evento do mês, um culto ecumênico que foi realizado no dia 14 de dezembro no auditório Seu José Husseim Mohamad Moussa, contou com apresentações musicais e entrega de brindes aos presentes.

“A intenção é resgatar o verdadeiro simbolismo do Natal. A celebração foi pensada para promover o bem-estar no ambiente da Maternidade, tanto para os funcionários, quanto para as pacientes, principalmente para as que estão longe de casa nesta data tão especial”, afirmou o presidente da Maternidade, Cezar Luiz Galhardo.

Campanha “Adorno Zero” é adotada na Maternidade Cândido Mariano

Utilizar acessórios ou adereços indevidamente no ambiente hospitalar compromete a saúde do paciente, já que o contato com bactérias ou vírus por meio desses objetos é alto e prejudicial, não só a quem está utilizando, como a quem entra em contato com eles. Para evitar esse tipo de contaminação, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Maternidade Cândido Mariano lançou a campanha “Adorno Zero” para sensibilizar os trabalhadores do hospital sobre o uso indevido de acessórios no ambiente de trabalho.

A iniciativa foi criada com a intenção de proporcionar mais segurança aos colaboradores e reduzir riscos de infecção aos pacientes, incentivando a não utilização de brincos, anéis, colares, broches, smartphones, entre outros. A campanha, alinhada ao Ministério da Saúde, segue a determinação da Norma Regulamentadora NR 32, que proíbe uso de adornos em áreas onde exista contato com os agentes biológicos, como o ambiente hospitalar.

Psicóloga da Maternidade ministra roda de conversa sobre adoção na Santa Casa

O “Projeto Dar a Luz” foi tema de uma roda de conversa sobre adoção realizada nesta semana na Santa Casa de Campo Grande, ministrada pela psicóloga Jackeline Medeiros, da Maternidade Cândido Mariano. A iniciativa criada em 2011 pelo poder Judiciário de MS foi elaborada para evitar casos de abandono de bebês. Desde então, o Projeto Dar a Luz, que é implantado na Maternidade desde o início, atende e orienta mães que não querem ou não têm condições de criar o filho.

“Toda mulher gestante que decide entregar o filho para adoção deve ser ampara, respeitada e deve receber atendimento digno e humanizado diante de sua decisão. Profissionais da saúde e a sociedade não devem julga-lá, pois a entrega em adoção por meios legais não é crime e nem abandono. Toda equipe psicossocial, enfermagem, médica e recepção devem estar preparados para receber esta mãe”, explicou a psicóloga Jackeline.

Carreta do Hospital de Amor fará exames gratuitos de prevenção de câncer na Maternidade

A unidade móvel do Instituto de Prevenção Hospital de Amor estará na Maternidade Cândido Mariano no dia 23 de dezembro. Os moradores de Campo Grande e cidades próximas poderão fazer exames gratuitos de prevenção do câncer. A carreta estacionará próxima ao hospital nos períodos da manhã e tarde e será destinada para fazer exames de mama e prevenção de câncer de colo do útero (PCCU).

 

Para fazer os atendimentos gratuitos, a unidade fechou parceria com a Maternidade Cândido Mariano para que o hospital possa cadastrar mulheres aptas a fazerem os testes, após ser feito um levantamento de dados de quantos atendimentos serão feitos. Os cadastros serão registrados no sistema do instituto.

 

As mulheres interessadas, devem levar os documentos pessoais (CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência) para os exames. Lembrando que a idade para fazer mamografia é de 40 a 60 anos e o preventivo é de 25 a 64 anos. Os agendamentos podem ser feitos por mensagem de WhatsApp pelo número (67) 99870-1521.

 

Maternidade

A Maternidade Cândido Mariano, localizada em Campo Grande, é referência nacional em Ginecologia obstetrícia e UTI Neonatal. Há 81 anos, faz parte do momento mais importante na vida dos sul-mato-grossenses, que é o nascimento. Sua meta é o cuidado com excelência, modernização e segurança, além do compromisso com o bem-estar de todos que procuram a instituição. Maternidade Cândido Mariano. Aqui, nasce o futuro.

Nutricionista da Maternidade realiza treinamento sobre tipos de dietas para recém-nascidos

A nutricionista Vanessa Torres, da Maternidade Cândido Mariano, realizou durante esta semana um treinamento voltado aos profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal sobre tipos de dietas, diferenças entre fórmulas infantis e prejuízos na administração errada para recém-nascidos. O curso é mais um dos estímulos proporcionados pelo hospital na qualificação dos funcionários e visa minimizar erros de cálculo e padronizar decisões da equipe sobre a abordagem nutricional.