Neste Outubro Rosa, tire suas dúvidas sobre câncer de mama no Ciclo de Palestras

A Maternidade Cândido Mariano programou uma semana especial para o Outubro Rosa, que é o mês de combate ao câncer de mama e, mais recente, de colo de útero. Neste ano de 2019, será realizado um Ciclo de Palestras sobre o tema, com início às 15 horas de segunda-feira, dia 21 de outubro, e término na quinta-feira, dia 24 de outubro, no auditório Seu José Husseim Mohamad Moussa, da maternidade.

 

Na segunda-feira, 21 de outubro, a primeira palestra será ministrada pela enfermeira Esthefani Uchôa com o tema “Prevenção do Câncer de Mama com o Hospital do Amor Campo Grande – MS”, às 15 horas. Já na terça-feira, 22 de de outubro, também às 15 horas, serão debatidos os “Aspectos Psicológicos do Câncer de Mama” com a psicóloga Fernanda Gimenez, com a participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

 

Ainda na terça-feira, às 15 horas, a psico-oncologista Claudia Pinho ministra a palestra “Hipnose em Oncologia”. Já na quarta-feira, 23 de outubro, às 15 horas, a odontóloga voluntária do Instituto Oncoguia, Fátima Corvalan, conversa sobre “Você Não Está Sozinho Para Cuidar de Alguém com Câncer ou se Cuidar”. Por último, na quinta-feira, dia 24 de outubro, às 15 horas, a mastologista Thayana Camargo fala sobre o “Câncer de Mama e o Autocuidado”.

 

O evento, com entrada gratuita, é organizado pelo Núcleo de Psicologia da Maternidade Cândido Mariano. É solicitada a doação de produtos de higiene pessoal feminina para as mães da Casa da Mãe da Gestante. Também pedimos para que os participantes utilizem peças de roupas cor de rosa durante as palestras.

 

É importante lembrar que o Outubro Rosa é um movimento mundial de mobilização de prevenção das patologias. Em nível nacional, a comemoração começa todo ano após a iluminação rosa ser ligada no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). Na Maternidade Cândido Mariano, a palestra será aberta ao público em geral.

 

Maternidade

A Maternidade Cândido Mariano, localizada em Campo Grande, é referência nacional em Ginecologia obstetrícia e UTI Neonatal. Há 81 anos, faz parte do momento mais importante na vida dos sul-mato-grossenses, que é o nascimento. Sua meta é o cuidado com excelência, modernização e segurança, além do compromisso com o bem-estar de todos que procuram a instituição. Maternidade Cândido Mariano. Aqui, nasce o futuro.

Maternidade Cândido Mariano realiza novo curso de assepsia para fotógrafos de parto

No próximo dia 6 de novembro, a Maternidade Cândido Mariano realiza o Curso de Assepsia para Fotógrafos Especializados em Partos. A formação  é obrigatória para o credenciamento de novos profissionais que desejam trabalhar na instituição e trata principalmente das medidas tomadas para evitar possíveis contaminações da paciente em contato com bactérias.

Para a maternidade, a presença do fotógrafo escolhido pela mãe, durante o parto, é uma forma de oferecer um atendimento mais respeitoso e acolhedor para a mulher. Por isso, o curso também faz parte do conjunto de práticas adotadas pela Unidade, que buscam adequar o hospital ao modelo nacional de parto humanizado. Durante três horas, serão ensinados cuidados de higiene no ambiente hospitalar, mostrando também como se portar tanto nas salas de parto quanto nos centros cirúrgicos.

“Fotografar um nascimento é muito importante, mas também é uma responsabilidade. Não pode fazer barulho, não pode usar flash, não pode ser invasivo e isso tudo também será tratado no curso”, afirma o presidente da Maternidade Cândido Mariano, Cezar Luiz Galhardo. No geral, segundo os organizadores, a formação vai colaborar para todos os profissionais envolvidos no parto tenha um bom resultado final.

O cadastro para o “Curso de Assepsia para Fotógrafos Especializados em Partos” deve ser realizado pelo link https://bit.ly/2MexYQN. O segundo requisito é apresentar, no dia do curso, os documentos pessoais como cópia do RG e do CPF, cópia do certificado de formação de fotógrafo autenticado em cartório, 1 foto 3×4 para o crachá, cópia do modelo de contrato realizado com a paciente e o valor da inscrição.

A emissão de certificado será realizada no dia do curso, 6 de novembro, às 13h30 no auditório da maternidade, que fica na rua Marechal Cândido Mariano Rondon, número 2644, no centro da Capital. São 35 vagas. Mais informações (67) 99831-0466.

 

Maternidade

A Maternidade Cândido Mariano, localizada em Campo Grande, é referência nacional em Ginecologia obstetrícia e UTI Neonatal. Há 81 anos, faz parte do momento mais importante na vida dos sul-mato-grossenses, que é o nascimento. Sua meta é o cuidado com excelência, modernização e segurança, além do compromisso com o bem-estar de todos que procuram a instituição. Maternidade Cândido Mariano. Aqui, nasce o futuro.

Casa da Mãe Gestante pede ajuda com doações de fraldas e itens de higiene pessoal

Um projeto que visa acolher, de forma gratuita, as mães de bebês nascidos na Maternidade Cândido Mariano, geralmente do interior do Estado, que não tem condições de se hospedarem na Capital ou arcar com os custos de deslocamento diário até o hospital para acompanhar seus filhos internados. Esta é a Casa da Mãe Gestante, que agora solicita de doações de produtos de higiene para as mães e fraldas para os recém-nascidos.

 

O espaço foi inaugurado no ano de 2003 e tem capacidade de até 10 camas para as mães que necessitam de acolhimento. Porém, o projeto depende da ajuda financeira de pessoas e empresas para se manter, principalmente porque muitas puérperas se hospedam totalmente sem dinheiro ou auxílio e algumas levam apenas a roupa do corpo para o hospital.

 

De acordo com a assistente social da Maternidade Cândido Mariano, Taline Mara Ricardino, o objetivo principal é oferecer acolhimento humanizado. “A mãe chega para dar à luz na maternidade e se ele precisa ficar mais dias para acompanhar o recém-nascido, que muitas vezes fica internado na UTI Neonatal, é oferecido um espaço para ela se hospedar. Em alguns casos ela não está preparada para passar semanas ou até meses longe de casa e é pega de surpresa”, afirma.

 

Durante o tempo de hospedagem são oferecidas às mães orientações de saúde e autocuidado, tudo com acompanhamento especializado. “As puérperas também têm liberdade de sair e voltar quando quiserem, de assistir TV, receber visitas nos horários estabelecidos pela maternidade e, principalmente, conhecer outras mães para trocar experiências e fazer amizade”, revela a profissional.

 

Já a outra assistente social da Maternidade, Camila Madeira Freire Matos, explica que os itens básicos de higiene estão sendo racionados e por isso existe a necessidade de doações. “Paras as mães, nós precisamos de sabonetes, cremes dentais, escovas de dente, shampoos, condicionadores, cremes para o corpo e desodorantes. Já para os bebês, necessitamos de fraldas e sabonetes líquido”, diz.

 

Vale ressaltar que não serão aceitas doações em dinheiro e, no caso dos recém-nascidos, não serão recebidos sabonete em barra por conta do risco de contaminação. Para ajudar as mães e os bebês doando fraldas e produtos de higiene é só entrar em contato com o serviço social da Maternidade Cândido Mariano, por mensagem ou ligação, pelo número 67 99830-9975.

 

Maternidade

 

A Maternidade Cândido Mariano, localizada em Campo Grande, é referência nacional em Ginecologia obstetrícia e UTI Neonatal. Há 81 anos, faz parte do momento mais importante na vida dos sul-mato-grossenses, que é o nascimento. Sua meta é o cuidado com excelência, modernização e segurança, além do compromisso com o bem-estar de todos que procuram a instituição. Maternidade Cândido Mariano. Aqui, nasce o futuro.

Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas com objetivo promover indicar a adesão ao movimento.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

Saiba mais: https://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/53552-outubro-rosa-alerta-sobre-prevencao-e-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama